Adessivo e Inessivo

Acho que não é novidade para muitos que estudam finlandês que ele tem muitas declinações (Entre 15 e 16, não sei ao certo ainda pois encontro em alguns lugares 15 e em outros 16, mas, vamos acreditar que são somente 15 né?), mas se você nunca ouviu falar, ou se ouviu não faz a mínima ideia, neste post te daremos uma noção do que elas são e além disso te daremos uma base um pouco mais profunda sobre duas delas, o Adessivo e o Inessivo. Então, vamos à batalha!
Digamos que você quer dizer que o homem está dentro da casa, o que você faz? Usa a preposição "na" para isso não é? Veja abaixo:
O homem está na casa.

Algo de errado com essa frase? Obviamente que não. Mas no finlandês é diferente, e é justamente aí em que muitos erram e acabam sendo incompreendidos. Para expressar que o pote contém o açúcar, eles usam um afixo, colocado no fim da palavra (Ou seja, um sufixo, desculpa por encher sua cabeça com o bom e velho português) em que "contém" o referido objeto ou pessoa, ficando mais ou menos assim:
Mies on talossa.

Entendeu? Esse é o raciocínio principal. Ao invés de palavras pequenas soltas pela frase, usa-se sufixos, deixando as palavras enormes! E o melhor, eles são cumulativos! Ou seja, uma palavra pode ter mais de um sufixo. Agora, vamos mais a fundo em duas dessas declinações, declinações que dão nome a este post, o adessivo e o inessivo. Comecemos pelo Inessivo, no qual você já tem uma noção.
Inessivo: O Inessivo expressa que um objeto (Ou pessoa) está dentro de outro, dando-nos a noção de "dentro / à". Usa-se o sufixo "-ssa" ou "-ssä" para isso.
Exemplo: Mies on talossa. - O homem está na casa.

Adessivo: O Adessivo expressa que um objeto (Ou pessoa) está sobre outro. Agrega-se o sufixo "-lla" ou "-llä" ao objeto que "suporta" o outro.
Exemplo: Kukka on pöydällä. - A flor está sobre a mesä. - OU - A flor está na mesa.

Viu como é fácil? Basta você saber a finalidade de cada caso e colocará automaticamente o sufixo correto em cada palavra. Mas não é tão fácil assim. Algumas palavras sofrem modificações ao adicionar o sufixo, como por exemplo a palavra "pöytä" que ao receber o sufixo "-llä" o "T" some e em seu lugar fica o "D". Isso abordaremos futuramente, embora seja importante.
Outra coisa que preciso abordar, é quando se usa os sufixos com ou sem trema (Sabe o que é trema né? Trema são aqueles dois pontinhos em cima da letra A e O, que no finlandês não são acentos ou nada parecido, são letras distintas. No Brasil era utilizado sobre a letra U em algumas palavras como linguiça e tranquilo, que após o acordo ortográfico foram retiradas). O raciocínio é simples, se uma palavra tem as vogais "a", "o" e "u" em qualquer lugar dela o sufixo não terá a letra "ä" mas se a palavra não tiver essas letras, o final terá a letra "ä". PS: Esse raciocínio é sempre válido, para qualquer sufixo que se venha a colocar.