Sílabas

 Nesta postagem de 2012 fiz uma breve abordagem sobre a separação de sílabas no finlandês, mas com o tempo novos conhecimentos foram adquiridos e venho atualizar esta postagem que, convenhamos, não agrega muito conhecimento. Disponibilizarei também um PDF com uma lição. Esta postagem é uma adaptação do capítulo um de um livro para autodidatas em finlandês. Espero que gostem e aos poucos voltarei a publicar aqui no blog.

Divisão silábica
 A divisão silábica marca uma pausa natural na palavra. Quando sabemos onde as sílabas são divididas nós podemos dividir uma palavra em seções naturais e isso possibilita que falemos uma palavra, principalmente aquelas imensas palavras pelas quais o finlandês é conhecido, mais facilmente. Nós também iremos adquirir um ritmo de fala mais natural. O travessão é usado logo abaixo para indicar uma divisão silábica.

Antes de uma consoante
Ta-lo
Casa
Suo-mi
Finlândia
Ku-va
Fotografia

Entre duas consoantes
Tyt-tö
Menina
Kuk-ka
Flor
Lah-ti
Lahti (cidade no sul da Finlândia)
Mik-ke-li
Mikkeli (cidade no leste da Finlândia)

Antes da última consoante em um grupo de três
Pank-ki
Banco
Mark-ka
Marca
Kort-ti
Cartão

Entre duas vogais que não formam um ditongo
(veremos em breve uma lista de ditongos)
Rus-ke-a
Marrom
Lu-en
(eu) Leio
Há-lu-ai-sin
(eu) Gostaria
Ra-di-o
Rádio
Pi-an
Soon

Sílaba fechada: São as sílabas terminadas em consoantes.
Sílabas abertas: São aquelas terminadas em vogal.
Harjoitellaan! Vamos praticar!
 Leia as frases a seguir e ponha atenção no ritmo  das palavras e lembre-se das sílabas tônicas.
O-len  suo-ma-lai-nen.
Eu sou finlandês.
A-sun Jo-en-suus-sa.
Eu moro em Joensuu.
Pu-hun suo-me-a.
Eu falo finlandês.
O-len työs-sä tié-to-ko-ne-fir-mas-as.
Eu trabalho numa empresa de computadores.
Exercícios
 Faça a divisão silábica das palavras abaixo e aproveite para treinar sua pronúncia.
Suomen Yleisradio
Alkoholiliike
Koskenkorva
Rauma-Repola
Tarja Haloneu
Neste
Nokia
Outokumpu
Marimekko
Kone
Aarikka
Mannerheimintie